Identificar a duração da jornada do motorista é um processo fundamental para o seu controle. Seu objetivo é quantificar com exatidão a duração dos eventos ocorridos durante o trabalho e assim tipificar o tempo dispendido pelo motorista durante todo o seu perídodo de atividade.
O caput do Art. 235-C da CLT é o dispositivo que estabelece os limites da duração da jornada de trabalho do motorista:
Art. 235-C. A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias. (Redação dada pela Lei nº 13.103, de 2015)
Durante a jornada, sempre que o veículo estiver em movimento, presume-se o tempo de movimento como trabalhado. Sempre que uma parada é realizada, a duração e o motivo de sua ocorrência devem ser registrados.
O mesmo controle deve ser anotado tanto para início quanto término das horas extraordinárias.
O Telediário utiliza sua própria tecnologia de GPS para identificar os tempos do veículo em movimento e parado, mas além disso, ele orienta os motoristas a realizarem as paradas obrigatórias e a manterem seus registros de atividade sempre atualizados e precisos.